segunda-feira, 24 de maio de 2021

FILHOS QUE HONRAM OS PAIS

 

“Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois
isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe...” (Efésios 6.1,2).

O apóstolo Paulo, depois de falar sobre o papel da mulher e do marido, passa, agora, a falar sobre a responsabilidade dos filhos em relação aos pais. Em Efésios 6.1-3 há duas ordenanças e duas promessas. Quais são as ordenanças? Primeira, os filhos devem obedecer aos pais no Senhor. Isso é justo e agradável aos olhos de Deus. A segunda ordenança é que os filhos devem honrar pai e mãe. Honrar é mais do que obedecer.

É possível obedecer sem honrar. Esse fato foi representado pelo filho mais velho na parábola do Filho Pródigo. Honrar significa obedecer com alegria e ter mais deleite nos pais do que nos benefícios recebidos deles. Quais são as promessas feitas aos filhos que obedecem e honram aos pais? Primeira, vida bem-sucedida. Ao obedecer e honrar os pais, os filhos fecham muitas portas perigosas e abrem muitas janelas para grandes oportunidades na vida. Evitam problemas e pavimentam o caminho da prosperidade.

A segunda promessa é vida longeva. Os filhos que obedecem e honram seus pais têm vida dilatada sobre a terra. Vivem bem e vivem mais. Têm qualidade e quantidade. São prósperos e longevos. E vocês, filhos, têm obedecido e honrado a seus pais? Têm sido motivo de alegria para eles? Têm suprido suas necessidades e cuidado deles na sua velhice? 

Extraído do livreto Cada Dia  – 24/05/21


Nenhum comentário:

Postar um comentário